A UNIVERSIDADE NECESSÁRIA: PÚBLICA, DEMOCRÁTICA E PLURAL

 

Eleição UFBA 2006 - Reitor e Vice
DEBATE NA MÍDIA

Cobranças Futuras


Estudantes debatem com candidatos a reitor e mostram disposição de exigir que promessas sejam cumpridas
Camila Vieira

 

Os três candidatos a reitor apresentam suas propostas em debate realizado no auditório da Faculdade de Direito

Propostas e sutis trocas de ofensas. O debate entre os candidatos à Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jailson Bittencourt de Andrade (química), Naomar Monteiro de Almeida Filho (medicina) e Nelson De Luca Pretto (educação), esquentou o auditório da Faculdade de Direito, na Graça, ontem pela manhã. Em pleno horário de aula, estudantes lotaram o local, fizeram cobranças e, entre vaias e aplausos, mostraram suas preferências. Durante a discussão ficou claro que, independente de quem ganhe a eleição, os alunos da universidade estão dispostos a cobrar as promessas eleitoreiras.

A professora do Instituto de Letras, Evelina de Carvalho Sá Hoisel, candidata a vice-reitora na chapa do candidato a reitor Jailson Bittencourt, professor do Instituto de Química, destacou o que considera importante para instituição. "A Ufba precisa de uma política cultural produzida com a participação institucional e dos demais grupos ligados à universidade", assinalou, reforçando que ela e o candidato a reitor acreditam que a instituição tem como se tornar uma escola de ensino superior de qualidade.

Depois dos 15 minutos de discurso da chapa adversária, foi a vez de Naomar Monteiro de Almeida Filho (medicina), atual reitor e candidato a reeleição, apresentar suas propostas. "Essa é oportunidade que temos de repensar a nossa instituição. Disse no último debate e repito, precisamos avaliar a Ufba sem hipocrisia e sem superficialidade", afirmou. Ele fez questão de destacar que o conceito de autonomia da universidade precisa ser discutido sem se prender à história anterior, mas com uma visão mais ampla para o futuro. "Precisamos superar os velhos conceitos de autonomia e criar um novo", assinalou.

Almeida sugeriu uma universidade autotransformadora, não como instrumento de ação política imediata, mas como espaço de diálogo com a sociedade e toda a sua riqueza. "Necessitamos de instituição participativa, que unifique a juventude com o mundo", reforçou. O atual reitor fez questão de destacar que universidade não deve ser apenas um agregado de departamentos e um repertório de disciplinas. "É preciso haver sincronia com o mundo. Não podemos ser críticos e presunçosos. Temos que estar a favor da sociedade por que ela não está contra nós", declarou, finalizando o discurso.

O professor Nelson De Luca Pretto, candidato da terceira da chapa, declarou seu compromisso com uma campanha aberta, ética e com grande possibilidade de escuta. "Quero criticar de forma contundente como o processo está sendo conduzido, de forma obscura", assinalou. Na opinião do candidato, autonomia é o financiamento da universidade com recursos públicos, condenando a prática realizada na gestão atual. "Não posso concordar com cursos e atividades pagos dentro da Ufba. A instituição é pública", ressaltou. Pretto condenou a desativação do restaurante universitário no campus de Ondina e defendeu a implantação de mais cursos noturnos.

***

Platéia participativa

Quem iniciou a participação da platéia foi a professora da Ufba Iracy Picanço, que fez questão de pedir aos candidatos a adoção de uma postura acadêmica e educada no momento do debate. "Gostaríamos que evitassem os adjetivos", solicitou. Em seguida, a docente, que está na Ufba há mais de 30 anos, perguntou como os candidatos encaram a reforma universitária, como pretendem tornar mais clara a utilização do orçamento direcionado à universidade, e se pretendem instalar, novamente, o restaurante universitário.

Antes das respostas dos candidatos, foram feitas outras perguntas como a do estudante Renato Santos, que perguntou ao professor Naomar Almeida se os projetos concretizados na sua gestão foram de sua autoria. O tempo de um minuto para as respostas não permitiu que os candidatos dessem retorno para todos os questionamentos. Jailson Bittencourt, professor do Instituto de Química, prometeu instalar o restaurante até o segundo semestre deste ano; Pretto considera a medida importantíssima, falou sobre a necessidade, mas preferiu não determinar um prazo. O professor Naomar Almeida se esquivou da pergunta e falou apenas sobre a reforma universitária.

O debate realizado ontem foi o segundo de uma série de quatro. Os outros acontecem no dia 18, na Escola de Biologia, em Ondina, às 16h; dia 19, na Escola de Agronomia, em Ondina, às 10h; e, o último, no dia 25, na Reitoria da Ufba, no Canela, às 9h. A eleição - na qual votam professores, alunos e corpo técnico-administrativo - acontece nos dias 3 e 4 de maio.
(Correio da Bahia, 13/04/2006)